terça-feira, 22 de junho de 2010

Inveja


Começando hoje, vou mesclar entre livros e filmes e músicas e outras coisas de que gosto os 100 ensinamentos de um mestre chamado Hsing Yün, tentando falar um pouco sobre o que já aprendi e o que vou aprender sobre cada um deles. Não seguirei a ordem de 1 a 100... vou seguir a ordem do meu coração mesmo, vou ler todos os dias os ensinamentos e vou escrever sobre um deles. Meu intuito é fazer com que eles tenham puramente esse valor pra minha vida... mais do que nunca estou precisando purificar minha mente e alma e, por fim, reestruturar meus pensamentos, a ordem e os valores que esses terão, inclusive. Falar a respeito não mostra que sou entendida do assunto, ao contrário... o falar vem da necessidade de fazer valer esses critérios pra minha vida. Se eu viver e conseguir cumprir pelo menos metade, já serei feliz.

Será minha meta daqui pra frente.

Invejar é um sentimento mesquinho e inútil.

De quê adianta desejar o que o outro tem, se pra cada pessoa o sabor de uma mesma sobremesa tem um teor de açúcar totalmente diferente?

Eu posso ter o mesmo livro... posso ter a mesma blusa... posso ter condições financeiras semelhantes... não adianta: cada um nasceu diferente e, consequentemente, cada um absorverá o que tem de um jeito e o que deseja de outro jeito também. Cada um nasceu pra passar por essa vida tendo isso aqui ou aquilo lá e suas lições de vida serão baseadas nisso.

Eu sempre achei esse sentimento o pior por ser o mais destruidor. É aquele que cega e acaba com o que tiver de bom ao redor de quem o sente e dos alvos destinados.

Em vez de invejar, temos que lutar decentemente, de forma limpa e simples pelo seu, pois cada um tem o que merece e cada um pode fazer por si o que deseja sem olhar p/ o próximo com maldade e más intenções. Isso não é necessário. Devemos ter os exemplos do outro pra lutar pelo nosso, sem passar por cima de ninguém e respeitar as vitórias alheias. Se alguém conseguiu, no mínimo mereceu - sem entrar no mérito de qual meio foi utilizado... afinal, pra tudo há retorno! ;)

Então, o ensinamento de hoje é:


80. Não critique, por inveja, a benevolência do outro. Respeite-o e siga o seu exemplo.
(Mestre Hsing Yün)

Nenhum comentário: